sábado, 20 de abril de 2013

Mineiros: possibilidade de antepassados




Este esboço nos mostra os fluxos imigratórios para Minas Gerais, de acordo com os períodos históricos do Brasil e de Minas Gerais.

Uma pessoa, nascida em Minas Gerais, vai ser no “máximo”, bisneta ou trineta de alemães, italianos, espanhóis, orientais ou árabes (sírios e libaneses). Mais antigo que isto, é difícil. Estes grupos constituem em fluxos modernos, ou seja, os primeiros imigrantes chegaram aqui por voltar de 1870.

Quanto aos portugueses, à imigração é antiga, e, junto com os africanos e índios, formaram a identidade étnica e cultural básica do Brasil e de Minas Gerais. A língua, culinária e tradições de Minas Gerais foram formadas por estes grupos. No entanto, no período compreendido entre 1808 a 1870, pouquíssimos portugueses vieram para o Brasil. Foi um período de tensões entre o Brasil e Portugal, visto nossa Independência. Por muito tempo, houve hostilidades entre a colônia recém-independente e a antiga metrópole. A partir de 1870, iniciou-se um novo e forte fluxo migratório de portugueses, principalmente, para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Estes, portanto, constituem-se nos “portugueses modernos” (minha denominação), enquanto aqueles que vieram para o Brasil antes do século XIX constituem-se nos “portugueses antigos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário